Licença

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Extraño

"Você é Extraño"
Conheçam Extraño, o primeiro super-herói abertamente gay!

Extraño foi criado em janeiro de 1988 por Steve Englehart e Joe Staton para a edição Millennium Vol 1 #2.

Gregorio de la Vega é um mago peruano afeminado todo "flamboyant" que costuma se referir a si mesmo como "Tia". Ele sempre foi um super-herói e há muito tempo está sem dar as caras nos quadrinhos, mas curiosamente em sua versão atual na minissérie "Midnighter and Apollo" (outubro/2016) ele é um assassino. Tomara que ele não suma de novo e possamos entender isso melhor.

Extraño na minissérie
"Midnighter and Apollo" (2016)
O personagem é considerado o primeiro super-herói abertamente gay dos comics (ele já foi criado assim, todo cheio de estereótipos que dividiam o público entre os que o achavam engraçado e os que o odiavam), mas como ele é muito menos famoso que Estrela Polar (da Marvel), quando este se assumiu em 1992, quatro anos depois do lançamento de Extraño, a maioria das pessoas começou a achar que ele é que é o primeiro super-herói abertamente LGBT dos comics mainstream.

Extraño contraiu AIDS, mas ele supostamente morreu quando ele e a equipe de heróis da qual fazia parte, os Novos Guardiões (criados pelos Guardiões, aqueles velhinhos azuis que também criaram os Lanternas Verdes), foram atacados pelo vilão Entropia (também chamado de Krona) das histórias de Lanterna Verde (embora a morte dele e da equipe nunca tenha sido confirmada).

Não sei se foi proposital, mas Extraño é a tradução para o espanhol de Queer, palavra inicialmente pejorativa contra os LGBTs, mas que começou a ser apropriada por eles nos EUA de forma positiva como auto-identificação a partir dos anos 80.

"Escute, querido, sua velha Tia aqui te contar, sexo pode ser altamente superestimado.
Levei anos para descobrir o que eu queria, então não tenha pressa!"
Escutaram a Tia, menin@s?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Super Gay Friends!

Super Gay Friends!
Daken, Hulkling, Wiccan, Northstar, Colossus, Anole, Shatterstar, Rictor