Licença

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

sábado, 26 de novembro de 2016

Novembro Negro: Conheça afrodescendentes LGBT nos comics! (parte 1)

Aqualad
Olá, pessoal!

Esta postagem deveria ter sido lançada no dia 20/11, dia da Consciência Negra no Brasil em memória da morte de Zumbi dos Palmares, mas infelizmente não houve tempo hábil para isso. Mas ainda é novembro e sempre é dia de celebrarmos a diversidade, seja de gênero, de orientação sexual ou de cor.

Os personagens LGBT negros e mestiços de negros costumavam ser bem poucos, e esses poucos eram sempre personagens de fundo sem muita importância em aparições relâmpagos. Mas felizmente isso vem mudando nos últimos tempos: de caricaturas racistas e homofóbicas a personagens de primeiro escalão, ainda há muito o que avançar, mas temos cada vez mais LGBT negros importantes nos quadrinhos.

Serão três postagens seguidas sobre o tema. Vamos conhecer alguns deles?

Anaya (DC Comics)
Amazona da tribo egípcia de Bana-Mighdall. Amante da amazona Iphthime da tribo de Temíscira (a tribo da Mulher Maravilha), quase perde a vida num atentado no qual sua própria namorada estava envolvida.

Aneka e Ayo (Marvel)
Destemidas guerreiras de Wakanda, o país governado pelo Rei T'Challa (o Pantera Negra dos Vingadores). Elas são "Dora Milaje", guarda-costas pessoais do rei wakandiano, uma função que as coloca acima de todas as mulheres do reino, abaixo apenas da família real. Aneka é a líder das Dora Milaje.

Aqualad (DC Comics)
Jackson Hyde, cujo nome atlante é Kaldur'ahm, tornou-se bastante conhecido quando foi protagonista do desenho animado Justiça Jovem (Young Justice), sendo um dos membros fundadores. Filho do arqui-inimigo do Aquaman, Manta Negra (ou Arraia Negra, como Black Manta é conhecido no Brasil) e da atlante Sha'lain'a de Shayeris, Jackson tem o poder de modelar a água na forma de armas e também de disparar descargas elétricas.
A partir do Rebirth da DC Comics (em 2016), Aqualad é mostrado como um adolescente gay e tem um namorado (ainda sem nome). Kaldur'ahm é o segundo Aqualad; o primeiro se chama Garth, um dos membros fundadores dos Jovens Titãs.

Big Thunder (DC Comics)
Meta-humano super-forte e invulnerável que trabalhou com a meta-humana Bulleteer como guarda-costas da atriz submarina Suli Stellamaris. Mais tarde, ele se oferece para formar uma equipe com Mind-Grabber Man, um pretendente a super-herói com poderes telepáticos (os três aparecem na imagem ao lado).

Bling! (Marvel)
Roxanne "Roxy" Washington é uma X-Man em treinamento sob a tutela de Gambit (por quem é secretamente apaixonada) e filha de celebridades do hip hop americano, o que a tornava alvo constante de sequestradores e assassinos quando criança.
No Instituto Xavier, Bling! (a exclamação faz parte do nome dela [sabem como é, filha de músicos]) se sente atraída pela nova estudante Foxx (que é na verdade Mística disfarçada). Seu poder mutante lhe permite cobrir o corpo com diamantes para se proteger e também pode dispará-los num ataque ofensivo.

Bouncer (Marvel)
Renata da Lima é uma jovem brasileira que foi expulsa de casa pelos pais quando eles descobriram que ela era uma mutante, usando seus poderes para sobreviver nas ruas do Rio de Janeiro. Mais tarde ela foi cuidada por uma mulher grávida chamada Jisa, e elas se apaixonaram uma pela outra.
"Bouncer" quer dizer "Fanfarrona" (mas eu não sei se ela recebeu uma adaptação para o seu nome no Brasil).

Catástrofe Jen (Marvel)
Membro da Gangue de Cisco Pike, Jen é uma lésbica que tem um ódio intenso de todos os homens (Cisco Pike, o chefe do grupo, até pediu para ela deixar os colegas vivos). Não se sabe se ela foi morta ou presa com o resto da gangue quando confrontaram o caubói gay Rawhide Kid.

Dale Gunn (DC Comics)
O Agente Dale Gunn é casado com o Agente Casey Klebba e ambos trabalham para a A.R.G.U.S., a agência do governo dos EUA liderada por Amanda Waller, prestando suporte à Liga da Justiça.
Casey e Dale são esses na imagem ao lado.

Diana (Marvel)
Diana (sobrenome desconhecido) é a namorada de Felicia Hardy, a outrora famosa ladra Gata Negra dos quadrinhos do Homem-Aranha da Terra-982 e agora uma detetive.
Na imagem ao lado, elas estão de mãos dadas.
Fade (DC Comics)
Carlos Quinones faz parte do Sindicato do Sangue (Blood Syndicate), uma gangue de rua formada por boas pessoas com poderes meta-humanos. Fade é intangível e pode atravessar objetos sólidos. Apesar de sua aparência pálida, ele é na verdade de etnia negra.





Veja mais na Parte 2 e na Parte 3!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Super Gay Friends!

Super Gay Friends!
Daken, Hulkling, Wiccan, Northstar, Colossus, Anole, Shatterstar, Rictor