Licença

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Shvaughn/Sean Erin e Element Lad


Nesta semana do Dia Internacional da Memória Trans (20/11), pretendo lançar alguns posts trazendo informações sobre personagens transexuais, transgêneros e travestis do mundo dos quadrinhos. Já tivemos outros posts a respeito, basta conferi-los na tag Transgênero/Travesti.

Bem, vamos falar hoje da transexual Shvaughn Erin e do seu namorado, o bissexual Element Lad.

Shvaughn Erin é uma personagem fictícia dos séculos 30 e 31 do Universo DC Comics criada em julho de 1978 por Paul Levitz e Jim Sherman, aparecendo principalmente como personagem de apoio na Legião dos Super-Heróis. Natural do planeta Terra, ela é membro da Polícia Científica, o braço de aplicação da lei dos Planetas Unidos.

Element Lad (Jan Arrah ["Transmutador" no Brasil]) também é um personagem fictício dos séculos 30 e 31 do Universo DC Comics criado em abril de 1963 por Edmond Hamilton e John Forte, membro e um dos líderes da Legião dos Super-Heróis. Natural do planeta Trom, ele tem o poder de transmutar elementos químicos (como todos da sua raça). Jan é o último sobrevivente dos tromianos, massacrados por piratas espaciais; ele sobreviveu apenas porque estava no espaço no momento.

Ninguém se meta
com a Shvaughn!
Com o passar do tempo, Shvaughn trabalhou em conjunto com o então líder da Legião, Element Lad. Durante esse período, Shvaughn e Jan começam um relacionamento romântico (Legion of Super-Heroes (vol. 2) #298-305 [Abril–Novembro de 1983]), logo se apaixonando profundamente.


"Cinco Anos Depois"

Muitos anos depois, Shvaughn terminou seu relacionamento com Jan Arrah, e o governo da Terra caiu sob o controle secreto dos Dominadores (esses terríveis aliens irão aparecer na segunda temporada do seriado Supergirl, então não percam!). Quando um soldado Dominador assassina a presidente da Terra Tayla Wellington em transmissão de vídeo por toda a galáxia, uma guerra em grande escala explode. Durante esse período, revela-se que o sexo de nascimento de Shvaughn é masculino, e que durante anos ela tem tomado um medicamento conhecido como ProFem para se transformar biologicamente em mulher.

Eles já foram
capa de revista
Com a guerra aberta em todo o planeta, ela é incapaz de manter o acesso constante ao ProFem, e fica com medo de que Element Lad deixe de amá-la se descobrir que ela é na verdade biologicamente homem. Jan declara completamente o seu apoio quando ela reverte fisicamente para o seu sexo original e se transforma de volta no homem anteriormente conhecido como Sean Erin. Jan se mostra imperturbável, dizendo: "Você não entende...? O que quer que nós compartilhamos fisicamente... foi apesar do ProFem, não por causa dele...!"

Finalmente, os Dominadores são derrotados, e Sean é nomeado chefe do contingente da Polícia Científica na Nova Terra.

Sean se desespera por Jan
Por conta das muitas reinicializações do Universo DC, após essa história do retorno de Shvaughn para o seu gênero original, tanto o relacionamento  com Element Lad como a transexualidade da personagem foram apagados, mostrando desde então os dois em caminhos separados (Shvaughn é até mais velha que Jan agora, enquanto este voltou a ser adolescente).

O tão sonhado reencontro
Vamos ver se em algum momento a DC resolve trazer de volta esse que é um dos romances mais queridos pelos fãs da Legião em todos os tempos, e de quebra dar uma lição de moral aos transfóbicos com uma personagem tão incrível como Shvaughn, e aos bifóbicos com o quão especial Jan é.

Curiosidade: no início, Element Lad era o único Legionário que não era visto em um relacionamento romântico (todos héteros até então, é claro), e por isso a DC recebia críticas destacando sua suposta homossexualidade, ainda mais por ele ser um cara tímido e vestindo uma roupa colante cor-de-rosa. Bem, a DC deu uma namorada a ele... e depois revelou que Shvaughn é na verdade Sean! Isso tudo será melhor tratado num futuro post dedicado apenas a Element Lad.

Sem dúvida, um dos casais mais fofos da Legião!
Abaixo vocês conferem mais algumas imagens sobre a transformação de Shvaughn em Sean e o seu relacionamento amoroso com Jan:

O primeiro beijo...
Shvaughn pensa que Jan está lhe pedindo em casamento, mas Jan diz que
é a mulher quem tem que fazer o pedido, segundo o costume de seu extinto povo.
E parece que o compromisso é para toda a vida! Que mulher de sorte!
Acima e abaixo: Jan sai à procura da droga Rokyn para sua amada,
que tem o mesmo uso do ProFem (alterar o gênero sexual do usuário)

Jan só quer que Shvaughn faça
o que considerar ser o certo
Shvaughn corta o cabelo para se adequar à transformação de gênero,
e diz que seu nome real é Sean.
Jan diz: "Você não entende...? O que quer que nós compartilhamos fisicamente...
foi apesar do ProFem, não por causa dele...!"
Eles dizem adeus um para o outro,
e pela primeira vez Jan chama Shvaughn de Sean
Sean encontra uma versão mais jovem de Jan, que não o conhecia
💗J.A.+S.E.💗
"Quem sabe o que o futuro pode trazer?" diz Sean no final.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Super Gay Friends!

Super Gay Friends!
Daken, Hulkling, Wiccan, Northstar, Colossus, Anole, Shatterstar, Rictor